quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

La Frontera - UYUNI





Deixando Humahuaca para atras no onibus das 10:10 hs no imaginei que teriamos 2 horas de problemas e um transbordo. O dia estava lindo, acabei fazendo amizade com outros argentinos q tbm iam pra fronteira. Chegando fora do horario previsto a La Quiaca rumei para imigracao. Levamos 3 hs e meia na fila debaixo de um sol quente. A desorganizacao argentina e o abandono de cidades como Tilcara me surpreeenderam. Enfim... aceitei um pedacinho de pizza e la fomos nos agora para a imigracao boliviana. Carimbar passaportes... oh... esta foi mais rapido e enquanto estava na fila aproveitei para trocar os dolares pois a tarde ja se findava. Villazon era bem menos pior do q tinham falado e eu imaginado. Acabei ficando no Hotel Olimpo. Desci para tentar comer algo, saber sobre a passagem de trem para o dia seguinte, a estacao ja tinha fechado, resolvi passar no terminal de bus e comprei para as 08:30 hs da quarta. Estava dentro do programado e chegaria as 17 hs ao inves da meia-noite. A viagem de onibus em estrada de terra passou por paissagens lindas. Tiramos fino nas montanhas, pude ver rebanho de lhamas soltas e de ovelhas tbm. A surpresa foi a tempestade de areia no deserto. Me lembrei do Sahara. Na viagem conheci um estudante de geologia argentino e acabamos conversando, o que ajuda a passar o tempo.
Pés na cidade de Uyuni segui o Routard e acabei no Hotel Marith. Outra vez um quarto com banheiro SO pra mim. Apesar do isolamento fica melhor pra se organizar mas confesso q sinto falta da interacao com os outros. Acabei me acostumando a Babel dos viajantes, afinal mochila é como uma religiao!
Sai pra buscar uma agencia (segui o Routard - queria ver mais) entre o entra e sai e com frio por causa da ventania decidi almocar afinal ja eram umas 17 hs. Voltando a busca, por acaso meus olhos se dirigiram a uma placa: CORDILLERA. Lembrei q ja tinha lido algo sobre esta agencia.. entrei. ouvi portugues e cumprimentei os brasileiros. Ufa... desde Cordoba nao tinha contato com eles. Era um grupo grande q tinha feito o mesmo passeio de 3 dias pelo Deserto de Sal so q vindo do Chile, ou seja o meu trajeto ao contrario. Nao podia ter sido melhor esse encontro. Tirei minhas duvidas mais preocupantes como a comida e a dormida. Os gauchos foram super legais alem de passarem as dicas sobre o Chile. Acabei me decidindo ficar mais uma noite aqui na cidade. Simpatizei com Uyuni e tinha uma tranquilidade para recuperar forcas para o porvenir.Agora pela manha acabei sendo surpreendida por um mercado. Adoro mercados onde pulsa a vida da cidade e as relacoes interpessoais se fazem. Fiz algumas fotos pois a luz aqui é bem complicada. Fui tomar o cafe da manha em um restaurante vegetariano e cruzei a Plaza Arce para internetear. Me falta fazer cambio e comprar o passeio de 3 dias e duas noites pelo Deserto de Sal e Sud Lipez.
A 4X4 deve sair as 11 hs de amanha e no domingo hora do almoco estarei cruzando a fronteira entre Bolivia e Chile para chegar ate San Pedro de Atacama.

2 comentários:

Unknown disse...

que buenas fotos Mathilde, estuve leyendo en portuñol, es decir en portugues traducuendome un poco al español, jeje y entendí bastante; Uyuni es increíble no?

Mathilde Molla disse...

Si es impactante cruzar por quatro el salar y todo más