sexta-feira, 9 de julho de 2010

Met



Ontem e hoje os céus ouviram as preces de alguém e pela manhã caiu uma chuva de verão que lavou a cidade, refrescando-nos um pouco.
Hoje eu estava caminho ao Metropolitam Museum of Art lá no final do Central Park, queria ir de ônibus, fácil, entretanto quando tentei pagar a passagem soube q não tinha moedas nem o ticket do metro. Assim mais um americano gentil, passou o cartão dele por mim e pegou meus 2 dolares.
Cheguei bem.
O museu estava abrindo. Descobri no balcão uma atendente q falava português, simpática q me deu dicas valiosas. Assim no verão o Met realiza visitas guiadas de um hora q cobre um fiapo dos dois milhões de obras de arte ali existentes.
Começei pela highlights grega, assírica (q adoro), sumatra e um pintor americano. Depois passei para El Greco colors (similaridades com Tintoretto) uma coisa fantástica e finalei por Food and Soul - Colômbia, México e Republica Dominicana. Enfim... com a alma embalsada por tantos detalhes das coleções que normalmente passam desapercebidos, rumei para ver Picasso.
Uma grande exposição no segundo andar, em ordem cronológica, impecável e dando uma perfeita idéia de quanto completo artista ele foi. Antes de terminar o meu dia inteiro no Met - passei pela exposição American Women - onde conta a historia de vestimenta na sociedade feminina americana. Impressionante a ambientação e a trilha sonora na penumbra dava realmente a sensçaõ de transposição do tempo.
O Metropolitam sempre vale uma passada para rever coleções fixas e apreciar as temporárias q geralmente são várias. E no verão pode-se até dar uma chegada ao Terraço para aproveitar a vista de Manhattan com o Central PArk e curtir uma instalação, mais como verão também tem férias, procure chegar cedo para poder ter alguns momentos do museu só pra vc.
Em exclusividade a beleza se desprende das obras e nos tocam mais profundamente.

Nenhum comentário: